19.9.05


Simpósio internacional de Turnov deixa Travassos

Os criadores de joalharia que, durante uma semana, ocuparam espaços de antigas oficinas em Travassos e aí desenvolveram os seus trabalhos (sob o olhar atento de muitos visitantes) despediram-se de Portugal com a inauguração da exposição na ESAD.
Desta segunda passagem do simpósio internacional de Turnov por Portugal (a primeira de sempre por uma aldeia) ficam memórias de experiências partilhadas e cumplicidades que não se esquecem mais.
O conjunto completo de fotos de toda a semana (incluindo inauguração, trabalho nas oficinas e peças já terminadas) está disponível aqui.

13.9.05

Simpósio internacional - work in progress



A fase mais prática do simpósio internacional de Turnov, promovido pelo museu checo com aquele nome, pela ESAD e pelo Museu do Ouro de Travassos está sensivelmente a meio.
O ambiente de trabalho é bastante animado e há já um número considerável de peças originais executadas.
O trabalho - como se esperava - convive de forma muito orgânica com as inúmeras visitas de pessoas interessadas em observar procedimentos e acções.
Uma série de fotos do trabalho desenvolvido neste dia 13 (terça-feira) está disponível aqui.

11.9.05


Inauguração do Simpósio internacional - fotos

A inauguração do Simpósio Internacional itinerante de Turnov teve lugar ontem à tarde, no Museu do Ouro de Travassos.
Uma selecção de fotos ilustrando o evento pode ser encontrada aqui.

10.9.05


Museu do Ouro de Travassos acolhe simpósio internacional

Ourives e joalheiros de sete países vão poder ser vistos a trabalhar em Travassos, no âmbito de uma iniciativa conjunta do Museu do Ouro, da ESAD e do Museu de Turnov (República Checa).

O Museu do Ouro de Travassos (Póvoa de Lanhoso) acolhe, desde sábado (10 de Setembro), o Simpósio Internacional de Joalharia do Museu de Turnov (República Checa). Esta iniciativa, de carácter itinerante, tem por objectivo promover o debate de ideias entre artistas provenientes de diferentes culturas e com experiências de vida e trabalho muito variadas.
Durante uma semana, o espaço-oficina do museu e outros espaços na aldeia serão ocupados pelos artistas e pelas suas criações, estando esta demonstração aberta à curiosidade dos visitantes. ?Nesta semana temos um museu vivo, onde as pessoas podem não só observar quem faz, mas também perceber em detalhe o processo de elaboração de peças de joalharia?, revelou Manuel de Carvalho e Sousa, responsável pela iniciativa.
O simpósio internacional será acompanhado por uma exposição de ourivesaria checa do século XX e o trabalho realizado pelos dez artistas convidados (provenientes de sete países) estará também em exposição, de 17 de Setembro a 14 de Outubro, na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos, parceira do Museu do Ouro de Travassos neste projecto.
Este projecto enquadra-se no esforço desenvolvido pelo Museu do Ouro de Travassos para trazer maior visibilidade ao fabrico artesanal do ouro na aldeia (considerada o berço da filigrana em Portugal) e à sua ligação ao design de novos objectos. Foi, aliás, esse o espírito que presidiu também ao lançamento do "Projecto Leveza - Reinterpretar a Filigrana", lançado em 2004, em conjunto pelo museu e pela ESAD, e que resultou numa exposição itinerante que percorreu o país e que integrou ainda uma visita de Estado do Presidente da República à Bulgária.
A ideia de trazer o simpósio a uma pequena aldeia do Minho foi proposta ao director do Museu de Turnov, Miroslav Cogan, por Manuel Sousa, tendo a resposta sido de imediato positiva. O director do Museu checo sublinhou o carácter aliciante do projecto, adiantando que também para os artistas seria muito interessante trabalhar em espaços centenários. A realização do simpósio em Travassos é possível graças ao apoio do governo da República Checa e à sua embaixada em Lisboa.
O Museu de Turnov é a jóia da cidade com o mesmo nome, a cerca de 90 quilómetros a nordeste da capital checa, Praga, e existe desde 1886, sendo também conhecido como museu do paraíso boémio. As suas vastas e valiosas colecções de jóias asseguraram-lhe, em 2001, o título de Museu Europeu do Ano. A partir de 1993, o museu assumiu como sua uma iniciativa anterior, o simpósio internacional, dando-lhe periodicidade anual e um carácter itinerante.
A uma escala completamente distinta, o Museu do Ouro de Travassos é um projecto familiar, com quatro anos de existência. Nasceu do esforço de um ourives travassense, Francisco de Carvalho e Sousa, para honrar a memória de gerações passadas e do desejo de promover o talento e o trabalho dos ourives locais.

Museu do Ouro acolhe Turnov Travelling Symposium - Participantes

Blanka Sperkova, República Checa
Carla Castiajo, Portugal
Carmén Amador, Espanha
Giedymin Jablonsky, Polónia
Jiri Urban, Républica Checa
Judy McCaig, Escócia
Julie Blyfield, Austrália
Manuel Vilhena, Portugal
Nádia Torres, Portugal
Custódio Gomes, Portugal
Stella Georgiou, Chipre
Theo Smeets, Holanda

Museu do Ouro acolhe Turnov Travelling Symposium - Programa

Museu do Ouro acolhe Turnov Travelling Symposium - Programa

10 de Setembro
15H00: Abertura do Symposium
17H00: Verde de Honra e Inauguração da exposição de Ourivesaria Checa

De 10 a 14 de Outubro: Exposição de Ourivesaria Checa no Museu do Ouro de Travassos

De 12 a 15 de Setembro
10h00/13h00 e 15h00/18h00: Workshop em Travassos (Museu do Ouro ao Vivo)

17 de Setembro
10h00/12h30 e 14h00/16h30: Conferências pelos participantes (ESAD, Matosinhos)
17h00: Inauguração da exposição das peças feitas pelos participantes

De 17 de Setembro a 14 de Outubro: Exposição das peças dos participantes no Symposium (ESAD, Matosinhos)