10.9.05


Museu do Ouro de Travassos acolhe simpósio internacional

Ourives e joalheiros de sete países vão poder ser vistos a trabalhar em Travassos, no âmbito de uma iniciativa conjunta do Museu do Ouro, da ESAD e do Museu de Turnov (República Checa).

O Museu do Ouro de Travassos (Póvoa de Lanhoso) acolhe, desde sábado (10 de Setembro), o Simpósio Internacional de Joalharia do Museu de Turnov (República Checa). Esta iniciativa, de carácter itinerante, tem por objectivo promover o debate de ideias entre artistas provenientes de diferentes culturas e com experiências de vida e trabalho muito variadas.
Durante uma semana, o espaço-oficina do museu e outros espaços na aldeia serão ocupados pelos artistas e pelas suas criações, estando esta demonstração aberta à curiosidade dos visitantes. ?Nesta semana temos um museu vivo, onde as pessoas podem não só observar quem faz, mas também perceber em detalhe o processo de elaboração de peças de joalharia?, revelou Manuel de Carvalho e Sousa, responsável pela iniciativa.
O simpósio internacional será acompanhado por uma exposição de ourivesaria checa do século XX e o trabalho realizado pelos dez artistas convidados (provenientes de sete países) estará também em exposição, de 17 de Setembro a 14 de Outubro, na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos, parceira do Museu do Ouro de Travassos neste projecto.
Este projecto enquadra-se no esforço desenvolvido pelo Museu do Ouro de Travassos para trazer maior visibilidade ao fabrico artesanal do ouro na aldeia (considerada o berço da filigrana em Portugal) e à sua ligação ao design de novos objectos. Foi, aliás, esse o espírito que presidiu também ao lançamento do "Projecto Leveza - Reinterpretar a Filigrana", lançado em 2004, em conjunto pelo museu e pela ESAD, e que resultou numa exposição itinerante que percorreu o país e que integrou ainda uma visita de Estado do Presidente da República à Bulgária.
A ideia de trazer o simpósio a uma pequena aldeia do Minho foi proposta ao director do Museu de Turnov, Miroslav Cogan, por Manuel Sousa, tendo a resposta sido de imediato positiva. O director do Museu checo sublinhou o carácter aliciante do projecto, adiantando que também para os artistas seria muito interessante trabalhar em espaços centenários. A realização do simpósio em Travassos é possível graças ao apoio do governo da República Checa e à sua embaixada em Lisboa.
O Museu de Turnov é a jóia da cidade com o mesmo nome, a cerca de 90 quilómetros a nordeste da capital checa, Praga, e existe desde 1886, sendo também conhecido como museu do paraíso boémio. As suas vastas e valiosas colecções de jóias asseguraram-lhe, em 2001, o título de Museu Europeu do Ano. A partir de 1993, o museu assumiu como sua uma iniciativa anterior, o simpósio internacional, dando-lhe periodicidade anual e um carácter itinerante.
A uma escala completamente distinta, o Museu do Ouro de Travassos é um projecto familiar, com quatro anos de existência. Nasceu do esforço de um ourives travassense, Francisco de Carvalho e Sousa, para honrar a memória de gerações passadas e do desejo de promover o talento e o trabalho dos ourives locais.

Sem comentários: